A equipe do Laboratório de Pesquisa Translacional do NEPI – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna – participou, no último mês, de um treinamento presencial no Moffitt Cancer Center, em Tampa, nos Estados Unidos. O treinamento faz parte da colaboração estabelecida entre as duas instituições, com o objetivo de implementar uma plataforma de estudos pré-clínicos de teste de drogas para a oncologia de precisão em pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) em tratamento no Mário Penna. O projeto, que conta com financiamento da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – foi aprovado no final do ano passado e se encontra na fase de adequação das instalações e dos equipamentos.
Segundo a Dra. Carolina Melo, integrante da equipe, o treinamento de uma semana alternou entre aulas teóricas e práticas, em que foram revistos todos os passos envolvidos na metodologia, desde o processamento das amostras para obtenção das células que serão mantidas em cultura, até a análise final por meio de modelos preditivos. “A avaliação das células será realizada por meio de um microscópio automatizado e, com suporte de algoritmos desenvolvidos especialmente para essa plataforma, serão gerados dados sobre a sobrevivência celular associada à melhor combinação das drogas. O objetivo é alcançar uma possível maximização da eficácia, reduzindo, assim, a toxicidade e personalizando o tratamento”, explica a pesquisadora.
Os testes com LMA servirão como um piloto do uso da plataforma, que posteriormente poderá ser estendida para outras neoplasias. A leucemia é uma doença maligna que se caracteriza pelo acúmulo e expansão de células mielóides imaturas na medula óssea e no sangue periférico. “Por se tratar de uma doença muito heterogênea, a resistência à quimioterapia representa um desafio significativo no manejo da doença, enfatizando a importância da avaliação da eficácia de novas terapias e estratégias terapêuticas”, completa a Dra. Carolina.
Além da possibilidade de fornecer os tratamentos corretos e mais precisos para os pacientes com câncer, a disponibilização desta plataforma na rede FAPEMIG de Laboratórios Multiusuários, da qual faz parte o Laboratório de Pesquisa Translacional do Mário Penna, as linhas de pesquisa de ponta desenvolvidas no Moffitt Cancer Center trarão, sem dúvidas, um avanço na ciência de Minas Gerais.
Dra. Carolina Melo é PhD em Genética Humana e Pesquisadora do NEPI Mário Penna
Que trabalho importante para a sociedade vocês fazem. Podem parecer passos de formiguinha para quem olha de fora, mas mudam a vida de muita gente positivamente!
Agradecemos o reconhecimento, Raquel! Estamos sempre em busca de melhorias para nossos pacientes.