O adenocarcinoma é um tumor maligno que acomete o trato digestivo, incluindo a porção final do intestino grosso, chamada de cólon e reto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população brasileira. Por ano, são cerca de 40 mil casos diagnosticados entre homens e mulheres. Esse tipo de câncer, na maioria das vezes, se desenvolve a partir de lesões benignas, chamadas de pólipos.
“Com o diagnóstico precoce, temos altos índices de cura. Uma doença descoberta nos estágios iniciais nos permite maior sucesso com os tratamentos”; explica Dra. Alice Capobiango, médica coloproctologista do Instituto Mário Penna.
Sintomas e sinais de alerta
– Mudança na aparência das fezes
– Mudança do hábito intestinal
– Sangramento nas fezes
– Cólicas persistentes
– Fraqueza
Fatores de Risco
O principal fator de risco para o câncer colorretal é o histórico familiar e pessoal do indivíduo. As pessoas que possuem casos de câncer de intestino ou câncer de mama na família são mais propensas a desenvolverem a doença.
Prevenção
A prevenção do adenocarcinoma e de outros tumores colorretais é feita a partir de uma boa alimentação, saudável e equilibrada, prática regular de exercícios físicos, diminuição no consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Além disso, o exame de colonoscopia é indicado para a população sem sintomas a partir dos 45 anos. A periodicidade do exame varia de acordo com o histórico de cada paciente.
Tratamento
A quimioterapia e a radioterapia podem ser usadas no tratamento do câncer colorretal, incluindo o adenocarcinoma. A cirurgia, se realizada, pode acontecer antes ou depois desses procedimentos.
Em 2022, no Instituto Mário Penna, 2.835 pacientes foram atendidos com câncer colorretal. O paciente Amos Fernandez relatou a sua trajetória desde o diagnóstico do adenocarcinoma até o tratamento, ressaltando a importância dos exames preventivos e de cuidar da saúde diariamente.
Para reforçar a conscientização e prevenção do câncer colorretal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Março Azul Marinho. Durante o mês e, principalmente no Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, dia 27 de março, a área da saúde se mobiliza na campanha.