fbpx

Para preservar pacientes e colaboradores, a diretoria do Instituto Mário Penna, através do setor de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, com apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Diretoria Geral e Clínica, adotou medidas preventivas ao contágio do coronavírus. Além da criação de um comitê de enfrentamento à doença, a instituição também adotou medidas e estabeleceu fluxos de atendimento colocados em prática desde segunda-feira (16).

Para reduzir o fluxo de pessoas no Instituto, todas as consultas eletivas, aquelas já marcadas foram remarcadas.

Em relação às visitas, foi proibida a entrada de visitantes e acompanhantes acima de 65 anos e de qualquer pessoa que apresente sintomas gripais. O tempo de visitação também foi reduzido.

O Instituto criou uma triagem para pacientes e acompanhantes dos setores de Quimioterapia e Radioterapia, que agora são recebidos por um profissional de saúde, avaliados e orientados quanto às medidas estabelecidas para garantir a saúde de todos.

Já os eventos e estágios foram suspensos para evitar a aglomeração de pessoas.

Para todos os setores administrativos da Instituição foi adotado o sistema home office, e todos os colaboradores que podem executar o trabalho de casa, já estão exercendo suas atividades desta forma.

Pelos corredores do Hospital Luxemburgo foram colocados 38 novos dispositivos de álcool em gel, e a Unidade de Cardiologia Intensiva foi transformada em uma área de isolamento para pacientes com quadros  respiratórios críticos.

“Todas as ações são pensadas na segurança dos pacientes e dos colaboradores, como a criação de um sistema de fluxo de atendimento, estabelecido desde a entrada dos pacientes no Luxemburgo até o atendimento e internação, por exemplo. O fluxo de atendimento também foi passado aos colaboradores, com informações sobre como proceder em caso de suspeita de covid-19 e com orientações sobre a correta utilização dos EPIs”, explicou  Rogério Dutra, Enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente.

Tendo em vista momento delicado vivido por todo o mundo, o Instituto Mário Penna também realizou a abertura de duas salas para atendimento aos colaboradores e Residentes, não só em casos suspeitos de coronavírus, mas também para outros diagnósticos. As salas também recebem pacientes que apresentam casos agudos relacionados ao Covid-19.

Saiba mais

Vale lembrar, que os pacientes oncológicos são atendidos normalmente, mantidas as primeiras consultas, retornos cirúrgicos, assim como a quimioterapia e radioterapia e seus agendamentos.

“O nosso paciente oncológico é prioridade e este é um momento de cautela e antecipação. Por isso, atendendo a portaria deliberada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, referendadas pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, as cirurgias eletivas não oncológicas serão suspensas, tanto as particulares quanto as do SUS. Essa medida foi tomada já prevendo a liberação de leitos dentro da nossa unidade, para possíveis necessidades e o cuidado com o paciente com câncer que não pode esperar”, explicou o Gerente Geral do Instituto Mário Penna, Rodrigo Vieira.

Aporte financeiro

Ainda que em recuperação da crise enfrentada no último ano pelas Instituições filantrópicas de Saúde, o Instituto Mário Penna diante do cenário do Coronavírus, está ciente da sua responsabilidade e contribuição dentro da projeção esperada pelo vírus e já estuda ações para ampliar o atendimento em caso de necessidade.

Uma delas foi a de enviar um ofício à Bancada Mineira, na Câmara Federal, pedindo a liberação de recursos, para dar celeridade ao processo de compra de suprimentos. “Nós estamos fazendo o possível para garantir o atendimento de qualidade e de referência para os nossos pacientes em caso de aumento da demanda, o que até agora não aconteceu. Vivemos um momento de muita apreensão e expectativa provocada pelo Coronavírus, e estamos buscando a ajuda de parlamentares para enfrentá-lo”, explicou o Diretor Financeiro do Instituto Mário Penna, Israel Gonzaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?