O GAL- Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço de Minas Gerais- fará, no dia 16 de março, uma palestra para profissionais e pacientes oncológicos do Instituto Mário Penna. O encontro está marcado para às 8h30, no auditório do hospital Luxemburgo.
O grupo se reúne mensalmente para discutir propostas de melhorias para esse público e para a busca de direitos, como os filtros, adesivos e próteses fonatórias que deveriam ser fornecidas aos pacientes laringectomizados, como explica a
Coordenadora de Fonoaudiologia Aline Lamounier. “É um momento que a família, profissionais da saúde e pacientes tem para discutir melhorias. O GAL ajuda a entender quais são os direitos desses pacientes, além de instruir sobre os cuidados médicos e sobre formas de melhorias para eles”.
O Instituto Mário Penna é o único hospital do Estado que oferece, através do SUS, a colocação da prótese fonatória para pacientes laringectomizados. “Esse serviço é muito importante e esse encontro também. É muito importante que todos participem”, completou a fonoaudióloga
Essa será a primeira vez que o Instituto irá sediar o encontro. Além dos temas já abordados pelo GAL, o evento também contará com uma palestra do Doutor Lorenzo Testolin, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, além da apresentação do Coral Instituto Mário Penna de Pacientes Laringectomizados e de uma dinâmica com a equipe de psicologia.
Em 2020, a Caixa Econômica Federal é a responsável por 30% do custeio do projeto. O acordo foi firmado em dezembro. A instituição irá garantir o restante necessário para a realização do projeto.