O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi celebrado no dia 4 de fevereiro. A data tem como objetivo a conscientização da população sobre a doença. O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 no Brasil, a incidência estimada de novos casos para homem foi de 309.750, sendo que 29,2% dos casos foram de câncer de próstata. Em mulheres foram 316.280 novos casos estimados, sendo 29,7% de mama.
O profissional farmacêutico é um grande aliado na luta contra o câncer, atuando em diversas frentes no processo de utilização de medicamentos, dentre elas:
– Realiza anamnese (entrevista com o paciente) e avaliação farmacêutica;
– Verifica se a prescrição médica está de acordo com aspectos técnicos e legais;
– Promove intervenções terapêuticas, quando necessário;
– Participa de comitês de ética em pesquisa;
– Desenvolve plano de cuidado farmacêutico individual para cada paciente;
– Atua no processo de seleção, compra, armazenamento e dispensação do medicamento e assegura que ele seja administrado na dose, frequência, via de administração e horário corretos.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início a doença.
Algumas dicas de prevenção são: não fumar, adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas, evitar carnes processadas e realizar exames preventivos periodicamente.
Cuide da sua saúde e de quem você ama!
*Texto escrito pela equipe de Farmácia do Instituto Mário Penna