Nos dias 17 a 19 de maio, quatro membros do corpo clínico do Instituto Mário Penna receberam uma Menção Honrosa da Jornada Mineira de Estomatologia 2023, na cidade de Lavras, por um estudo realizado com os pacientes do Transplante de Medula Óssea (TMO). A pesquisa foi apresentada em forma de painel de Projetos Científicos por Lucas da Silva Ferreira, Juliana Maria Caires, Sarah Abreu Oliveira e Juliana Maria Braga Sclauser.
O estudo teve o intuito de analisar o perfil e a evolução da mucosite nos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea no Instituto Mário Penna. Para isso, a equipe responsável pela pesquisa coletou informações demográficas, epidemiológicas e dados hospitalares relacionados à internação e a avaliação do serviço estomatológico, no período de Junho de 2021 a Dezembro de 2022, através dos prontuários de 50 pacientes de TMO.
Como resultados, a equipe composta por um estagiário de Odontologia, duas enfermeiras e uma dentista observou que 84.3% não desenvolveram mucosite em cavidade oral e, nos casos onde foi diagnosticado, o quadro não evoluiu para um estágio mais avançado. Os pesquisadores pretendem incluir dados de 2023 para que o estudo possa ser publicado em uma revista científica.
As conclusões provam que o protocolo estomatológico implementado na instituição foi eficaz, o que ressalta ainda mais a importância da continuidade das avaliações feitas pela área. Dessa forma, o Instituto Mário Penna mantém um tratamento abrangente de excelência, através da equipe multidisciplinar.
“Com o projeto de pesquisa que foi realizado no Instituto Mário Penna, nos inserimos cada vez mais no meio científico. Além de realizarmos o tratamento no paciente, também nos preocupamos em entender se os protocolos utilizados são eficazes. Isso só é possível através da coleta e estudo de dados. Essa pesquisa provou que estamos no caminho certo. Agradecemos muito pelo reconhecimento”; diz a pesquisadora, dentista, estomatologista e Coordenadora da Equipe Multi do Instituto Mário Penna, Dra. Juliana Sclauser.
Mensalmente, o setor de Estomatologia realiza cerca de 450 atendimentos, sendo 30 deles para pacientes do TMO. Além disso, no ano de 2022, a instituição realizou 32 transplantes de medula óssea.