fbpx

Tecnologia e saúde: quando a pandemia de coronavírus tomou conta dos hospitais do mundo, uma outra preocupação despertou a equipe de Humanização do Instituto Mário Penna, a visita aos pacientes.

E para que esse momento entre a paciente e família, tão importante na recuperação de quem está doente, não fosse prejudicado, uma nova forma de se conectar com quem ama foi criada: é a visita virtual, feita pela equipe multidisciplinar.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a visitação no Hospital Luxemburgo foi alterada por causa do coronavírus. No Centro de Tratamento Intensivo e na Unidade Cardiológica Intensiva, que foi transformada em uma área de isolamento para possíveis casos da Covid-19, está proibida a entrada de qualquer familiar.

“A ideia de trazer esse método para o Hospital Luxemburgo surgiu com base em estudos realizados em outros países, que comprova que isso tem funcionado em meio ao coronavírus, já que não ver seu ente querido gera muita angústia, tristeza e desespero ”, contou Gizelle Mesquita Evangelista, Coordenadora do Setor de Humanização e Psicologia Hospitalar.

O trabalho em equipe não consiste apenas em fazer a ligação de vídeo para conectar os dois lados, mas também na doação dos equipamentos. “Nós tivemos os tabletes cedidos por alguns setores do Instituto Mário Penna e o empenho da equipe da Tecnologia da Informação para que os equipamentos tivessem internet. Já a equipe de enfermagem verificou quem poderia receber a visita virtual e as secretárias entraram em contato com os familiares e explicaram a ideia de fazer essa visita virtual, agendando os horários ”, completou Gizelle.

 

Para a psicóloga, a interação foi muito positiva, tanto para pacientes, quanto para os familiares. “Nós resgatamos laços, diminuímos a ansiedade por não poder ver, e nos emocionamos muito durante essa primeira ação, gerando empatia de ambos os lados, e a ideia é fazer a visita dessa forma até que a pandemia dure”, finalizou. São dois tabletes disponíveis para a ação: um que será usado no CTI e na UCI, e o outro na unidade de tratamento para pacientes com coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?