Para concluir o ano de 2022, o Instituto Mário Penna, através do Hospital Luxemburgo, participou mais uma vez do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), uma organização não governamental dedicada a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade da saúde pública e ambiental. Com participações desde 2019, a instituição aprimora sua relação de cuidado com o meio ambiente, bem como seu compromisso com uma gestão mais sustentável.
O certificado obtido através do projeto, refere-se a um dos desafios anuais que são propostos pelo PHS para as instituições de saúde, o Desafio Resíduos. Trata-se do envio de dados sobre a geração e gerenciamento de resíduos do Hospital Luxemburgo referentes ao ano de 2021. Os dados enviados pelas instituições participantes são fundamentais para o estudo do cenário da gestão dos resíduos de saúde. Para coletar os dados, a instituição analisou todos os processos de separação e destinação de resíduos, aprimorando as técnicas de gerenciamento.
Viviane Matos, Analista de Gestão Ambiental, reforça a importância da participação do Instituto Mário Penna no projeto e conta que já colocou em prática o conteúdo. “É gratificante poder dar continuidade à participação do Hospital Luxemburgo em um projeto tão significativo para o setor da saúde quanto o Projeto Hospitais Saudáveis. Diversas melhorias que conseguimos aplicar ao gerenciamento de resíduos no HL, partiram dos conhecimentos adquiridos nos materiais técnicos desenvolvidos pela equipe do projeto ou através dos fóruns de discussões promovidos com representantes de outras instituições de saúde”.
O projeto também oferece aos participantes um amplo espaço para discussões a respeito da sustentabilidade ambiental das instituições de saúde, além de ser um importante meio para troca de experiências entre os representantes dos hospitais brasileiros. Durante todo o ano, eles ofereceram suporte técnico para os representantes das instituições de saúde sobre temas relativos à gestão ambiental.
Confira outras ações da Gestão Ambiental do Instituto Mário Penna: