O Mário Penna deu início a tradicional campanha de Outubro Rosa da instituição, em prevenção e combate ao câncer de mama, nesta quinta-feira, dia 5. O evento aconteceu no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, e uniu beleza, emoção, arte, ciência e moda, em um chamado a toda a sociedade sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce.
A ação se iniciou às 18h, com a exposição Rosas de Outubro, do fotógrafo Rodrigo Câmara. Na abertura do evento, as Entrelaçadas, grupo de apoio de pacientes com câncer de mama do Mário Penna desfilaram. A ação aconteceu em parceria com o curso de moda da UNA. Os alunos e professores cuidaram de todo o backstage demais detalhes do evento. As mulheres usaram vestidos assinados pelo estilista André Antunes, semijóias da marca La Vida e maquiagens e cabelos produzidos pelo salão Bruno Rupf. O pianista Evan Megaro, junto às musicistas Ana Julia Guarnieri e Clara Dias cantaram e encantaram durante a apresentação.
O desfile teve o conceito todo voltado para as pedras preciosas, dialogando com o acervo mineral do Museu. “É uma alegria muito grande para a gente apoiar essa causa. Nossa casa está sempre de portas abertas para o Mário Penna” comentou Paola Oliveira, gerente de Relacionamento Institucional do MM Gerdau. Familiares, amigos, e colaboradores da instituição estiveram presentes no evento.
Para Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, o evento reforçou o compromisso da instituição com o cuidado às mulheres. “Esse é um momento importante, trabalhando a conscientização das pessoas, em especial das mulheres, e trazendo todos em prol dessa causa, que é cuidar do câncer” afirmou.
Após o desfile, as pacientes e demais presentes puderam confraternizar em um coquetel de vinhos e bombons, oferecido pela Momo Confeitaria e pela marca de vinhos Costazzurra.
O segundo momento da noite foi destinado à ciência e à inovação em saúde. Dr. Flávio Guimarães, professor e pesquisador da UFMG, Dr. José Geraldo, médico infectologista e Tatianne Carvalho, coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais de Belo Horizonte palestraram sobre o tema “A imunização no cuidado oncológico: um reforço à esperança”.
As palestras foram divididas em blocos de quinze minutos cada e trataram sobre a importância da vacina para o tratamento do câncer. “Realizar esse evento pela segunda vez aqui no Museu nos remete a um momento muito interessante na nossa jornada enquanto cenário de pesquisa, porque essas pacientes que aqui desfilam hoje são resultado do desenvolvimento de pesquisa e inovação para o cuidado do paciente oncológico” reforça Letícia Braga, gerente de Pesquisa Translacional do Mário Penna.