Como forma de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de contribuir para a redução da mortalidade, o Mineirão prepara, em parceria com o Instituto Mário Penna, ações do movimento Outubro Rosa. No Brasil, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para o clássico deste domingo (22), entre Cruzeiro e Atlético, a concessionária que administra o Gigante da Pampulha disponibilizou camarotes para que pacientes e colaboradores do hospital possam acompanhar a partida, válida pelo Campeonato Brasileiro. Além dessa ação, parte da renda dos ingressos das áreas premium do Mineirão será doada para o Instituto Mário Penna, como forma do Mineirão auxiliar uma das principais referências no estado no tratamento contra o câncer. Um vídeo institucional da campanha também será exibido nos telões do estádio antes e no intervalo do clássico.
Nesta quarta-feira (18), dez colaboradoras de vários setores do Mineirão visitaram as instalações do Hospital Mário Penna, dedicado integralmente ao atendimento de pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, além de assistirem ao ensaio do Coral de Pacientes Laringectomizados do Instituto Mário Penna e visitarem a quimioterapia do hospital, as colaboradoras do Mineirão distribuíram convites para que as pacientes e funcionárias visitem, gratuitamente, o Museu Brasileiro do Futebol e o estádio. Na ocasião, também foi anunciada a destinação da renda do jogo para o Instituto Mário Penna, notícia que emocionou a paciente Glória. “Eu fico feliz em saber que a renda vai ser doada para o Instituto, porque talvez para as pessoas que estão lá fora isso não signifique nada, mas para gente isso aqui é muito valioso”, declarou em lágrimas.
Para a gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, é um orgulho para o Mineirão firmar novamente uma parceria com o Instituição Mário Penna. “Reconhecemos a importância da Instituição e do Movimento Outubro Rosa e esperamos inspirar a prevenção e a luta contra o câncer de mama com estas ações”, disse.
Para a gerente de Marketing e Relacionamento do Instituto Mário Penna, Simone Montenegro, a parceria é uma ótima oportunidade para difundir informações a respeito da importância da prevenção ao câncer de mama e também para contribuir com a autoestima das mulheres em tratamento. “O Mineirão, com sua importância histórica para o esporte e entretenimento de Minas Gerais, tem se mostrado como um importante aliado da campanha prevenção ao câncer de mama. Além da visibilidade que as ações estão propiciando para a “obra Mário Penna, elas também contribuem para motivação das nossas pacientes, que estão bastante empolgadas”, ressalta.
Ainda como forma de marcar a participação do Mineirão no Outubro Rosa, na quinta-feira (19) a fachada do estádio será iluminada com a cor rosa. Já no dia 25 de outubro, acontecerá no Mineirão palestras sobre saúde e prevenção, com presença de profissionais da área, mulheres que enfrentaram e venceram a doença e funcionárias do estádio.