fbpx

“Tem dias que chego aqui cedo e só vou embora à noite. Esse cafezinho foi uma maravilha, dá mais ânimo e nos ajuda a economizar”. Quem conta é a senhora Hilda Pedro Rodrigues, que em 2008 teve câncer e fez todo o tratamento no hospital Luxemburgo, e hoje acompanha o marido que também é paciente oncológico do Instituto Mário Penna.
O café, servido gratuitamente para os pacientes em atendimento no ambulatório SUS, é novidade e está sendo oferecido pelas Voluntárias do Instituto Mário Penna (Volmape). A iniciativa de oferecer o café foi da Comissão de Humanização, que percebeu que os pacientes em tratamento no ambulatório SUS vem de um contexto social fragilizado e permanecem muito tempo sem se alimentar.

 

Na primeira semana foram servidos 140 lanches por dia, em dois horários: manhã e tarde. Inicialmente estão sendo oferecidos biscoitos de sal e de doce e café com e sem açúcar, mas outras opções logo serão incrementadas. “Fizemos um teste para ver como seria a aceitação das pessoas e está sendo ótimo; a demanda dobrou do primeiro para o segundo dia. Por isso, para as próximas semanas já queremos acrescentar o pão de queijo e o leite”, contou a voluntária Isabella Zenha.
Presidente da Volmape, Ana Flávia Ferreira afirmou que assim que foi procurada pela Gizelle Mesquita, supervisora da Psicologia e da Humanização, determinou a instalação da mesa de apoio e o início dos trabalhos. “Sabemos que aqueles pacientes precisam e que esse lanche fará uma diferença no dia deles, já que a maioria fica muito tempo aguardando não só as consultas, como o transporte que vem das cidades do interior.”
Por mês, uma média de mais de 1800 pacientes são atendidos no ambulatório, sendo que a maioria deles são pacientes que não moram em BH, como a senhora Maria Helena Moreira, da cidade de Conselheiro Lafaiete. “Deus tocou no coração dessas pessoas para que servissem esse cafezinho para a gente. Saí antes de 5h da manhã de casa e quando bebi, logo lembrei do café da minha cunhada que é delicioso e feito com muito amor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?